O equipamento é automático e custa mais caro, mas dá informações valiosas ao produtor. De acordo com o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Luiz Renato Lazinski, a tecnologia convencional ? que requer o trabalho de um observador ? está aos poucos sendo substituída por estações meteorológicas automáticas. A vantagem é que estas podem ser colocadas em lugares de difícil acesso e fornecem informações de hora em hora via satélite.
? Ainda temos uma rede de observadores, mas hoje com a internet é possível acessar as informações das 250 estações que temos na rede automática em tempo real de qualquer parte do Brasil ? contou Lazinski em entrevista no programa Bom Dia Campo.
Para acessar as estações da rede do Inmet é necessário entrar no site www.inmet.gov.br, clicar no menu Observações e em seguida escolher a opção Estações automáticas. Depois é só selecionar o local desejado para saber as condições de temperatura, ventos, precipitação, radiação solar e outras informações úteis para o planejamento da propriedade rural.