Livro reúne receitas e drinques feitos com cachaça gaúcha

Publicação foi lançada na ExpointerPara divulgar o consumo da cachaça de alambique feita no Rio Grande do Sul e ampliar a venda do produto no mercado o Sebrae lançou nesta sexta, dia 5, na Expointer, o livro Alambiques Gaúchos. A publicação traz 15 sugestões de drinques e cinco de receitas, todas com toques da legítima cachaça gaúcha.

Durante o lançamento foram apresentados os resultados do Programa Municipal de Qualificação Produtiva do Melado e do Açúcar Mascavo. O projeto atua na qualificação e na certificação da produção de 16 engenhos de melado e de açúcar mascavo de Santo Antônio da Patrulha, a 73 quilômetros de Porto Alegre.

A elaboração do livro Alambiques Gaúchos e o desenvolvimento do programa de Qualificação Produtiva do Melado e Açúcar Mascavo são iniciativas do Sebrae no Rio Grande do Sul por meio do programa Juntos para Competir, desenvolvido em parceria com a Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

O objetivo do Juntos Para Competir é organizar e aprimorar as cadeias produtivas do agronegócio no Rio Grande do Sul, como a bovinocultura de corte, a suinocultura, a ovinocaprinocultura, a fruticultura, a floricultura, a vitivinicultura, a apicultura e a cultura da cana-de-açúcar e seus derivados.

? A idéia do livro é trazer a cachaça para o rol das bebidas requintadas, servidas em uma boa mesa para pessoas de paladares evoluídos ? diz o chefe de cozinha e consultor do Wall-Mart Brasil e do restaurante de culinária gaúcha Quincho, Jorge Nascimento. Ele foi o responsável por criar as receitas que estão no livro.

No livro, os drinques têm cachaça no lugar de outros destilados como uísque, gim e vodka. As receitas culinárias apresetam o aroma e o sabor diferenciados da genuína bebida brasileira em pratos tipicamente gaúchos como a carne de panela com pinhão, o carreteiro de charque e o frango ao molho de mostarda ao perfume de cachaça.


Foto: Sebrae