Ministério diz que boa receptividade durante Semana da Amazônia estimula atividades regionais

Pasta pretende incentivar Ibama a investir em ações voltadas para cada EstadoO Ministério do Meio Ambiente (MMA) encerrou neste fim de semana as atividades da Semana da Amazônia, que tiveram início no dia 1º deste mês, e para a coordenadora do Programa de Proteção às Florestas Tropicais do Brasil, Nazaré Soares, a "boa receptividade" das pessoas durante esse período vai abrir espaço para que atividades similares sejam realizadas em 2009. A idéia, segundo ela, é incentivar as gerências regionais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (

? Existe uma máxima de que apenas os estrangeiros possuem interesse na Amazônia e isso não é verdade. Anualmente, uma média de R$ 500 milhões são investidos em ações de monitoramento, fiscalização e licenciamento na Amazônia ? disse Nazaré.

Durante a última semana foram realizadas palestras, exibições de vídeo, cursos e exposições no Parque da Cidade, em Brasília (DF), com o objetivo de divulgar as políticas públicas na região da Amazônia e de sensibilizar a população para a necessidade e o compromisso com a preservação ambiental. Além do tema Zoneamento ecológico-econômico, foram debatidos assuntos como áreas protegidas, reservas extrativistas, recursos hídricos e resíduos sólidos e políticas indígenas.