Jacaré albino encontrado em Santa Catarina irá para o zoológico

Especialistas não sabem como a espécie chegou ao EstadoO filhote de jacaré albino encontrado no litoral norte de Santa Catarina nessa terça, dia 9, será levado nesta quinta, dia 10, ao Zoológico de Pomerode, na região do Vale do Itajaí.

O animal é considerado raro. Ele foi encontrado em uma poça de lama e esgoto por um casal de biólogos em Balneário Camboriú.

Por serem brancos e não conseguirem se camuflar na água e na floresta, os animais albinos são presas fáceis dos predadores e dificilmente chegam à vida adulta, explica o soldado Cléber Machado, do Centro de Triagem de Animais Silvestres da Polícia Militar Ambiental, no Norte da Ilha, em Florianópolis.

O animal passou toda essa quarta-feira no Centro de Triagem e não se alimentou. Machado explica que isso ocorre porque o jacaré está estressado por ser retirado de seu ambiente natural.

? Répteis estão acostumados a ficar até três dias sem comer ? diz o soldado.

Animal mede 79 centímetros

O jacaré tem cerca de cinco meses, mede 79 centímetros e pesa dois quilos. Adulto, pode chegar a dois metros de comprimento.

Ele não voltará à natureza, já que, dificilmente, sobreviveria.

A Polícia Ambiental não tem informações sobre a origem do animal em Santa Catarina. A espécie é típica do sudeste dos Estados Unidos e é criada em cativeiro em um zoológico de Mato Grosso.

A decisão de levar o jacaré ao zoológico de Pomerode é do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).