Estudo indica crescimento de 16% na produção do arroz nacional

Levantamento revela que cereal está na contramão das perdasEstudos apontam um ano histórico para a produção de arroz no Brasil. As exportações são o destaque, e até agora os números superam o recorde anterior, que era de 2006.

 
O bom momento do arroz brasileiro foi confirmado nesta quinta, dia 11, por um levantamento da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (FEE). O estudo indica uma queda de 7% na produção de grãos no Estado, mas afirma que o cereal está na contramão das perdas. O crescimento chegou a mais de 16% em relação a 2007.
 
? O arroz sempre foi uma cultura que nos últimos anos não vinha bem. Esse ano ele foi muito bem. Veio do ano passado, que estava com decréscimo na sua produção, naquela safra excepcional. Esse ano ele virou e está muito bem no seu desempenho, não só na produção física, mas inclusive no preço que o agricultor está obtendo, sua remuneração ? afirma o pesquisador Sérgio Fischer.

A FEE mostrou que o rendimento médio da produção por hectare colhido só obteve elevação no cultivo de arroz. Todas as outras culturas pesquisadas tiveram produtividades inferiores à safra anterior.