O aquecimento global foi o tema mais debatido durante o chamado Encontro Verde das Américas. Palestrantes brasileiros e estrangeiros apresentaram ações que estão sendo desenvolvidas em vários países para amenizar o efeito estufa.
Um dos projetos que mais chamou a atenção é o que transforma o óleo de cozinha em biodisel. Ainda este ano, o óleo utilizado em frituras ? recolhido tanto nas cidades quanto na zona rural do Distrito Federal ? vai ser encaminhado para usinas de transformação da Petrobras.
? Esse óleo, que é misturado à água através do aquecimento, polui e destrói a camada de ozônio, contribuindo para o aquecimento global ? afirma Sílvio Sakata, subsecretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal.
No final do encontro, foi elaborada a Carta Verde das Américas. O documento, que vai ser encaminhado a autoridades nacionais e internacionais, contém propostas que aliam a preservação do meio ambiente com o desenvolvimento econômico. A preocupação com a Amazônia mereceu lugar de destaque na Carta Verde das Américas.
? A Amazônia precisa desenvolver, mas desenvolver com consciência de que ela precisa ser preservada em benefício do continente e da humanidade ? afirma Ademar Leal, coordenador do congresso.