Conab anuncia que fará compras diretas em Estados onde commodities estiverem abaixo do mínimo

Objetivo é formar estoques estratégicos e apoiar produtores ruraisA Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) realizará a partir da próxima semana uma série de leilões e aquisições diretas de produtos, com objetivo de formar estoques estratégicos e apoiar produtores rurais. Uma das decisões tomadas pelo governo, nesta quinta, dia 11, é estender as operações de Aquisições do Governo Federal (AGF) de trigo para os Estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais, ainda neste mês. As compras diretas serão realizadas nos locais em que o preço da commodity estiver abai

Em Mato Grosso do Sul e no Paraná, as AGF foram abertas desde o início de setembro. Para o Rio Grande do Sul, a previsão é de que as operações sejam iniciadas em outubro, com a intensificação da colheita do trigo.

Milho

A Conab continuará lançando contratos de opção pública para a aquisição de 200 mil toneladas de milho por semana. As operações de Prop para o Norte e Nordeste terão 50 mil toneladas semanais. Também será mantida a intenção de compra, via leilões públicos, para formação de estoque estratégico de até 300 mil toneladas do cereal.

Arroz

Nos próximos dias 16 e 30 de setembro e 15 e outubro serão leiloadas 50 mil toneladas de arroz em cada rodada. O produto está estocado no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. A Conab poderá aumentar a quantidade ofertada, se verificado abuso no preço do produto.

Vinho

A estatal vai definir, para os próximos dias, realização de Prêmio para Escoamento de Produto (PEP) de mais quatro milhões de litros de vinho produzidos no Rio Grande do Sul. Esta será a última comercialização do ano para o escoamento da bebida.