Na terça, as estratégias e projetos voltados ao incremento da produção de leite no Estado foram debatidos em reunião técnica do Sebrae gaúcho. O encontro contou com a participação da coordenadora nacional da Cadeia do Leite do Sebrae Nacional, Fátima Lamar.
Lamar também aproveitou a estada na região para também visitar propriedades rurais produtoras de leite nos municípios de Tio Hugo e Espumoso. Os produtores desses municípios também estarão na Agrotecnoleite 2008. A coordenadora disse que a visita teve o objetivo conhecer as lideranças locais e acompanhar os projetos desenvolvidos pelo Sebrae gaúcho.
? Sabemos que essa é uma região muito próspera na cadeia produtiva do leite e os estudos recentes nos mostram números crescentes na produção. Grandes fábricas têm investido no estado, e o Sebrae gaúcho tem procurado, dessa forma, contribuir com os produtores de leite, buscando suprir as demandas existentes em gestão.
Em virtude desse destaque nacional que o setor leiteiro do Rio Grande do Sul vem alcançando, a expectativa da coordenadora é de que o Estado se faça representar no próximo Encontro Nacional de Capacitação para Gestores do Agronegócio do Leite, que ocorre nos dias 2 e 3 de outubro em Brasília.
? Nessa reunião esperamos ter o Rio Grande do Sul representado, para que possamos construir um plano de trabalho para o leite e seus derivados junto às lideranças do estado e de todo o Brasil ? afirmou.
Para o técnico do Sebrae gaúcho e gestor do projeto Pólo Regional de Suinocultura e de Leite do Planalto e Norte, Gabriel Colle, o encontro possibilitou que a Instituição apresentasse seus projetos junto a produtores de leite. Na ocasião, foi destacado o caso de sucesso de 22 produtores de leite do município de Tio Hugo (região Planalto), que elevaram em 40% os ganhos com a comercialização do produto após a formalização de uma cooperativa.
Na avaliação de Colle, as perspectivas em relação ao incremento na produção de leite no estado são muito positivas, especialmente em decorrência da instalação de novas empresas do setor em quatro municípios gaúchos.
? Com esses investimentos haverá um aumento na demanda de consumo e na produção. Quem estiver produzindo terá um excelente retorno ? disse.
Estão previstas a instalação de grandes indústrias de laticínios como a Italac, em Passo Fundo; a Nestlé, em Palmeira das Missões; a Embaré, em Sarandi; a CCGL, em Cruz Alta; além da ampliação das empresas Bom Gosto, em Tapejara; e Parmalat, em Carazinho.
Além do Sebrae-RS, participaram do encontro a Associação Rio-grandense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Sindicato Rural de Passo Fundo, o Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) da região da Produção e a Fundação Universidade de Passo Fundo (UPF).