Café brasileiro terá divulgação em conferência mundial no Japão

Objetivo é aproximar potenciais exportadores de compradores do grãoA participação de cafés do Brasil na Conferência e Feira Mundial de Cafés Especiais 2008, de 15 a 17 de outubro, em Tóquio, no Japão, tem apoio do Conselho dos Exportadores de Cafés do Brasil (Cecafé) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), por meio do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé). O objetivo é aproximar potenciais exportadores brasileiros dos compradores japoneses, no evento que movimentará 60 mil pessoas.

Informações sobre o café, do cultivo ao consumo, serão divulgadas para o mercado japonês em palestras, cursos e no Campeonato de Barista do Japão. O estande Cafés do Brasil oferecerá degustação de café das diferentes regiões do País, material de divulgação e apresentação de filmes institucionais. A informação é do diretor do Departamento do Café do ministério, Lucas Ferreira.

A participação do Brasil na feira faz parte do programa de comemorações do centenário da imigração japonesa no Brasil. O mercado japonês é o terceiro maior consumidor de café brasileiro (verde, solúvel e torrado e moído), com a importação de 2,24 milhões de sacas de 60kg, o que correspondeu a U$ 290 milhões, em 2007.