Consumo de flores ornamentais no Brasil é cerca de seis vezes menor que nos Estados Unidos

Norte-americanos gastam cerca de US$ 40 por ano, europeus, US$ 40, enquanto os brasileiros não ultrapassam os US$ 9 anuais por pessoaO consumo de flores e plantas ornamentais no mercado brasileiro ainda é menor do que em muitos países. No Brasil, as pessoas gastam, em média, US$ 9 por ano com flores, enquanto os europeus e norte-americanos consomem US$ 60 e US$ 40 por ano per capita.

As datas comemorativas como dia das mães e dos namorados, Natal e Réveillon são períodos em que os brasileiros mais compram flores. A falta de hábito e o baixo poder aquisitivo da população explicam o moderado comércio de flores e plantas ornamentais no país.

A Região Sudeste concentra a maior parte da produção nacional. Isoladamente, São Paulo responde por 70% do cultivo de flores e plantas ornamentais e é responsável por 50% do consumo. Ceará, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são os Estados que investem na produção de flores. Toda a cadeia produtiva do setor emprega diretamente cerca de 180 mil pessoas e movimenta R$ 700 milhões por ano.

Por causa do câmbio ainda desfavorável, aproximadamente 95% da produção nacional é destinada ao mercado interno. As principais espécies cultivadas no Brasil são as rosas, os crisântemos, as gérberas e os lírios, que pertencem à categoria das flores de corte. Entre as flores plantadas em vasos, as mais produzidas são as violetas, os crisântemos, as kalanchoes (flor-da-fortuna) e as begônias. Entre as plantas ornamentais, as mais procuradas são as samambaias, avencas e fícus.

O maior desafio dos produtores é incluir na cultura dos brasileiros o hábito de comprar flores em ocasiões especiais, em qualquer época do ano. As flores podem ser usadas para valorizar ou alegrar ambientes e surpreender pessoas, sem que necessariamente seja uma data comemorativa.

Números de exportações

De janeiro a agosto de 2008, o Brasil vendeu para o mercado externo US$ 22,3 milhões, equivalentes a pouco mais de cinco mil toneladas em produtos de floricultura. No ano passado, os números foram maiores. Nos primeiros oito meses de 2007, foram exportados US$ 26,9 milhões que corresponderam a 7,4 mil toneladas.

Além do dólar sobrevalorizado, o alto custo da logística para exportar o produto, que precisa de cuidados especiais, também influencia na destinação da maior parte da produção para o mercado interno. Dos produtos da cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais, o Brasil exporta principalmente mudas, bulbos e ramos.