São Paulo realiza curso sobre doenças da citricultura

Secretaria da Agricultura treina também profissionais para combater o greeningO Centro de citricultura Sylvio Moreira, em Cordeirópolis (SP), realiza a partir desta terça, dia 23, a quarta edição do Curso de Doenças dos Citros e seu Manejo. A informação foi divulgado pela Secretaria da Agricultura do Estado. O curso, que vai até a quinta, dia 25, terá aulas teóricas e práticas. Dentre as doenças em destaque no evento estarão as fúngicas, bacterianas, virais e de causas desconhecidas.

Também serão abordados temas relacionados à produção certificada de muda cítrica, grade de defensivos permitidos para a cultura e tecnologia de pulverização. O evento tem contado com a participação de profissionais do setor citrícola do Brasil e também de países vizinhos, principalmente da Argentina e Uruguai.

Treinamento

A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria (CDA) treinou, nos dias 28 e 29 de agosto, 35 dos mais de 70 engenheiros agrônomos contratados no concurso mais recente realizado por ela, para atuarem na campanha de erradicação do greening, principal doença dos citros na atualidade, que afeta 193 municípios paulistas.

O treinamento dos demais agrônomos será em 22 e 23 de setembro (próxima segunda e terça), também no Centro de Citricultura. Ele é composto por uma parte teórica, que aborda epidemiologia, sintomas, controle, diagnóstico, procedimentos e legislação e outra, prática, em propriedades de Limeira.