Vinícolas gaúchas recebem visita de jornalistas estrangeiros

Imprensa internacional irá relatar impressões sobre os vinhos da regiãoA busca pelo mercado estrangeiro está levando um grupo de 32 vinícolas, integrantes do Arranjo Produtivo Local (APL) de Vitivinicultura da Serra Gaúcha, ação impulsionada pelo Sebrae no Rio Grande do Sul, em parceria com o Programa Juntos para Competir, a participarem de capacitações focadas para exportação. Nesta sexta, dia 26, representantes das vinícolas participam de um bate-papo com jornalistas da Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Cingapura.

Na oportunidade, os profissionais da imprensa ? que visitam a região desde o último dia 23 ? irão apresentar as oportunidades percebidas para os vinhos do Brasil no mercado externo a partir das visitas realizadas às empresas.

O encontro é uma promoção do Projeto Wines From Brazil, desenvolvido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). O evento ocorre no Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC/BG).

De acordo com a gestora do APL Vitivinicultura da Serra Gaúcha, Raquel Rohden, o treinamento que as vinícolas vêm recebendo tem por objetivo avaliar o potencial de cada uma das empresas pertencentes ao projeto, visando ao ingresso no mercado internacional.

? No módulo I do treinamento, realizado em agosto, foi abordado o tema exportação de uma forma mais genérica, falando especialmente sobre o processo de exportação, documentação, linhas de crédito e formação de preços para quem pretende lançar seus produtos no exterior. As vinícolas que já exportam também tiveram seu espaço para relatar aos demais empresários essa experiência.

Segundo a gestora, no módulo II do treinamento, realizado no último dia 18 de setembro, iniciou-se um trabalho sobre as exigências e características dos mercados dos Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

? Inicialmente foi realizado um treinamento básico e, a partir de agora, vamos partir para temas mais específicos. Os treinamentos ocorrem a cada dois meses aproximadamente ? diz.

A gerente do Projeto Exportação Wines from Brazil, Andreia Gentilini Milan, destaca que os treinamentos oferecidos às vinícolas buscam repassar informações sobre os procedimentos de exportação, buscando contribuir para o ingresso dessas empresas no mercado internacional.

? Identificamos que, além do treinamento, algumas empresas necessitam de apoio para efetuar mudanças em sua estrutura. Assim, serão realizadas consultorias para ajudar essas empresas a identificar as deficiências e adequá-las à exportação.

Por meio do Projeto Wines From Brazil a Apex-Brasil e o Ibravin estão investindo US$ 4,7 milhões em 2008 para a promoção de exportações de vinhos finos brasileiros. Buscando capacitar as vinícolas integrantes do projeto, o Sebrae no Rio Grande do Sul deu início a um projeto-piloto que busca proceder a uma avaliação do potencial das empresas do setor vinícola para o mercado internacional.

O objetivo do projeto é prestar uma assistência às empresas que necessitam trabalhar alguns pontos específicos que garantam uma estrutura ideal para o processo de exportação. Inicialmente, o projeto será implantado na Vinícola Courmayer, localizada no município de Garibaldi.

O Arranjo Produtivo Local (APL) Vitivinicultura da Serra Gaúcha congrega 175 vitivinicultores e vinícolas da Serra Gaúcha dos municípios de Antônio Prado, Bento Gonçalves, Caxias do Sul, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Veranópolis.