A Abertura Nacional do Plantio da Soja, evento que dá a largada para a safra 2023/24 da oleaginosa, acontece no dia 29 de setembro, em Jaciara, no sul de Mato Grosso, às 9h (horário de Brasília).
A ocasião contará com cobertura ao vivo na tela do Canal Rural, nas redes sociais da emissora. O site do Projeto Soja Brasil repercute os principais assuntos levantados durante o dia.
Isso porque, além das máquinas em campo, o evento trará dois painéis: Desafios da Armazenagem e Mercado.
O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja-MT), Fernando Cadore, é um dos convidados para falar sobre armazenagem.
“Gostaria de convidar todos os produtores do estado de Mato Grosso a irem na Abertura Nacional do Plantio da Soja. Sobre armazenagem, Mato Grosso possui 45% da capacidade estática, ou seja, só temos armazém para menos da metade do que produzimos e, do que temos, a maior parte é concentrada nos originadores”, destaca.
Ele lembra que há três anos a Aprosoja-MT vem solicitando ao governo federal que se atente à problemática da armazenagem e enxergue-a como uma questão de soberania nacional.
Exportações de soja de Mato Grosso
Entre janeiro e agosto deste ano, Mato Grosso foi responsável por 32% das exportações brasileiras de soja. É o que mostram os números da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Em oito meses o Brasil enviou para o mercado externo 80,85 milhões de toneladas do grão. Somente Mato Grosso enviou 25,92 milhões de toneladas.
Goiás foi o segundo estado em termos de embarques com 8,88 milhões de toneladas, ou seja, 10,98% do volume total do país. Já o Paraná exportou 7,52 milhões de toneladas de soja, o equivalente a 9,30% do Brasil.