O aviso de calor extremo na última semana do inverno, deixou o país em alerta no início desta semana. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que uma onda de calor deve atuar nos próximos dias em todo o território nacional e prevê altas temperaturas até o dia 24 de setembro, já no início da primavera.
De acordo com o Inmet, o panorama previsto pelos meteorologistas aponta uma possível piora da situação a partir desta sexta-feira (22).
As temperaturas máximas devem passar dos 40°C em áreas das regiões Centro-Oeste e Norte, além do interior de São Paulo, e reflete também em outras regiões do país, como o nordeste.
De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, a região do Matopiba deve ter forte calor, com temperaturas em torno de 36º a 40ºC ao menos até o início da próxima semana.
Situação complicada para o agricultor e pecuarista, pois a ausência de chuvas na região deixa o solo ainda mais ressecado, preocupando principalmente o produtor que planeja semear a soja em outubro e não contribuindo para as pastagens.
Segundo Müller, essa situação de tempo seco e quente potencializa o risco para focos de incêndio. As chuvas previstas não são volumosas, estarão concentradas somente na faixa litorânea do nordeste com um volume de até 20mm nos próximos 5 dias.
A tendência com o El Niño em andamento é de que as temperaturas se manterem elevadas na região, com chuvas abaixo da média durante toda a primavera, ou seja, vai faltar umidade para o desenvolvimento das futuras lavouras a serem semeadas.
Queimadas no Oeste
O início da semana tem sido de muitos focos de incêndio na região oeste da Bahia, principalmente nos arredores da cidade de Barreiras, nas serras do Mimo e Bandeira. Nesta terça-feira (19), o município ficou encoberto pela fumaça.
De acordo com o Corpo de Bombeiros o fogo na Serra do Mimo que começou na segunda-feira (18) foi controlado, e as equipes de brigadistas da Operação Florestal Bahia 2023, seguem no combate do fogo na Serra da Bandeira.
De acordo com o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (PrevFogo), fogo se espalha rapidamente por causa das altas temperaturas e dos ventos fortes.
- Autoridades e produtores assinam contratos do Plano Safra
- Mapa atende Adab e altera calendário de semeadura da soja
Os municípios de Luís Eduardo Magalhães, Formosa do Rio, Baianópolis, Morpará, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia e Barra, também foram afetados por queimadas e altas temperaturas. Algumas delas o trabalho de combate continua, inclusive com a ajuda de duas aeronaves.
Especialistas recomendam que a população evite exposição ao sol, uso de protetor solar e consumir bastante água, além de não realizar atividades físicas nas horas mais quentes do dia.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!