Uma operação conjunta do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), do Ministério Público do Paraná (MPPR), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar do Paraná (PM-PR) apreendeu 45 toneladas de defensivos agrícolas ilegais na região Oeste do Paraná, entre os dias 25 e 29 de setembro.
A operação, denominada Westcida II, também resultou na apreensão de 46 toneladas de sementes ilegais de trigo.
Além disso, 15 toneladas de sementes piratas de aveia branca também foram apreendidas.
Ação
A fiscalização realizou uma ação em 110 propriedades rurais, estabelecimentos fabricantes e comerciantes de defensivos agrícolas, fertilizantes e sementes, e em 75 veículos.
Ao todo, foram 15 autuações, sendo sete para produtores rurais, por uso, armazenamento e importação de defensivo agrícola ilegal.
Ao todo, oito empresas foram autuadas por armazenamento, produção e comércio de insumos e defensivo agrícola ilegal.
Os principais defensivos agrícolas ilegais encontrados foram os compostos pelos ingredientes ativos Benzoato de Emamectina, Tiametoxan e Paraquat.
Em uma operação de fiscalização, foi constatado que as empresas estavam legalizando produtos com ação de combate às pragas por meio da fabricação de adjuvantes e fertilizantes foliares. Essa prática caracteriza um esquema de comércio ilegal de fertilizantes e defensivos agrícolas.
Os processos administrativos dos autuados serão encaminhados ao MPPR, que poderá oferecer denúncia à Justiça.