As vendas externas de carne bovina in natura estão em ritmo mais intenso nas últimas semanas – em setembro, o volume embarcado ficou próximo de 200 mil toneladas.
Segundo pesquisadores do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP), esse cenário reforçou o movimento de recuperação nos preços internos da arroba do boi gordo, que já vinha sendo observado ao longo do último mês devido à diminuição na oferta de animais para abate.
Assim, no acumulado de setembro, o indicador do boi gordo Cepea/B3 (estado de São Paulo) avançou expressivos 18,2%, encerrando o mês a R$ 236,15 – vale lembrar que, em agosto, o Indicador havia acumulado forte baixa, também de 18%.
Quanto às vendas externas, em setembro, dados da Secex mostram que o Brasil exportou 195,07 mil toneladas de carne bovina in natura, alta de 5,24% na comparação com agosto/23, mas 3,9% abaixo do volume de setembro do ano passado.
No entanto, o desempenho observado no mês passado foi o segundo melhor para um mês de setembro, atrás apenas do observado justamente no ano passado (quando 203,02 mil toneladas foram escoadas).
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.