Um temporal atingiu todas as regiões do Paraná na quarta-feira (4) e deixou 940 casas danificadas, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 3.801 pessoas foram afetadas, e 24 delas estão abrigadas em casas de parentes ou amigos.
As cidades com maior número de residências que sofreram estragos foram São Jorge do Oeste (400), Mangueirinha (200), Pinhão (135) e Paula Freitas (130).
A Defesa Civil informou que está em contato com os órgãos municipais das cidades mais atingidas para prestar assistência humanitária, com distribuição de lonas e telhas.
Copel e Sanepar foram afetadas
O temporal também causou transtornos na rede elétrica e de abastecimento de água. No momento, 22,3 mil consumidores estão sem energia no estado. Os municípios mais afetados são Sarandi, Maringá e Apucarana.
A Sanepar informou que os sistemas de Pato Branco e Rolândia ainda são afetados pelas quedas de energia. Nas duas cidades pode haver falta de água e/ou redução de pressão na rede de abastecimento nesta quinta.
Previsão de chuvas para os próximos dias no Paraná
Para esta quinta-feira, há possibilidade de chuvas intensas no Litoral, Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais e Norte do Estado.
A probabilidade de chuvas nas regiões Oeste e Sudoeste, onde houve os maiores estragos, é baixa.
Com a circulação de ventos em diversos níveis da atmosfera, que contribuem para a formação de áreas de instabilidade, a previsão é que o tempo continue chuvoso na sexta-feira (6) em várias regiões do Estado, com tempestades mais fortes na região Sul e chuvas mais rápidas nas regiões Norte e Noroeste.