O governo do Rio Grande do Sul confirmou a a detecção de novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (H5N1), a gripe aviária, em mamíferos aquáticos. Exemplares das espécies leão-marinho-da-patagônia e lobo-marinho-sul-americano encontrados na na praia do Hermenegildo, no município gaúcho de Santa Vitória do Palmar, foram diagnosticados com a doença.
Na noite desta sexta-feira (6), o resultado da análise foi enviado à Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Campinas (LFDA-SP), unidade referência da Organização Mundial da Saúde Animal (OMSA).
Esse é o segundo foco registrado em mamíferos aquáticos na costa gaúcho. Também neste mês, foi feita a detecção do vírus da gripe aviária em leão-marinho encontrado na praia do Cassino, no município de Rio Grande.
O governo ressalta que as notificações não alteram a condição sanitária do estado e do Brasil. Tampouco há registro da doença na avicultura comercial em qualquer unidade do país.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.