FIQUE DE OLHO

Previsão do tempo: temporais ameaçam Sul e Sudeste; Centro-Oeste tem alívio na seca

Estiagem ainda preocupa no Norte e no Nordeste; confira como ficam as condições em todo o Brasil neste domingo

Saiba o que esperar das condições do tempo neste domingo (8) em todo o Brasil.

Sul

Os temporais continuam, com risco de rajadas de vento acima de 65 km/h no centro-norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, até com possibilidade de queda de granizo.

O volume de chuva pode chegar a 100 mm em 24 horas no território catarinense, no norte do Rio Grande do Sul e nas faixas sul e leste do Paraná, potencializando o risco para alagamentos e deslizamentos em todas essas áreas.

Com isso, os trabalhos em campo ficam comprometidos, dificultando o manejo e o tratamento fitossanitário das lavouras.

Sudeste

Nesta região, os temporais atingem São Paulo, Rio de Janeiro e centro-sul de Minas Gerais. Há alerta para chuva volumosa nas faixas sul e leste paulista, onde o acumulado pode chegar a 100 mm.

Nos três estados, não está descartada a possibilidade de queda de granizo, além de rajadas de vento que também podem passar de 65 km/h, como no Sul.

Da mesma forma, os trabalhos de campo estarão comprometidos neste dia.

Centro-Oeste

Mato Grosso do Sul e o centro-sul de Goiás e de Mato Grosso são as áreas que devem concentrar as pancadas de chuva na região. Há possibilidade de rajadas de vento acima de 50 km/h nesses locais.

O volume de chuva que deve atingir essas áreas não é alto, devendo ficar entre 10 e 12 mm, o que ajuda a amenizar a falta de umidade que assola a região. Mas isso ainda não resolve a situação de déficit hídrico nas lavouras de primeira safra (milho e soja).

Nordeste

O tempo é ensolarado em praticamente todas a região, com temperaturas acima de 35 ºC. Pancadas de chuvas isoladas devem atingir a faixa litorânea e a porção leste do Maranhão, onde o volume previsto é de 5 a 10 mm.

A situação de estiagem segue preocupando os produtores, pois, com o El Niño em andamento, a tendência é de que as chuvas demorem a voltar à região.

Norte

As chuvas se espalham no Acre, Rondônia, Amazonas e Pará, com um volume variando entre 10 e 15 mm. As temperaturas seguem elevadas, passando de 38 ºC na máxima em todos os estados.

Apesar de ser uma chuva agrícola, que contribui para as lavouras em desenvolvimento, não é suficiente para resolver o problema da estiagem que impacta a região, onde o nível de rios e lagos está muito abaixo do normal.

Devido à combinação de calor e umidade, temporais no Acre e em Rondônia podem resultar em queda de granizo de forma pontual, com rajadas de vento acima de 40 km/h.


Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva e Arthur Müller.


Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.