Santa Catarina registra, até o momento, 120 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes que atingem o estado desde a última semana. O dado está no relatório da Defesa Civil, atualizado às 10h deste domingo (8).
Desde sábado (7), mais oito municípios decretaram situação de emergência, totalizando 54 agora. Foram confirmadas duas mortes, a primeira em Rio do Oeste e a segunda em Palmeira. Com a continuidade da chuva intensa em todo o estado, o governador Jorginho Mello autorizou na noite de sábado o fechamento das barragens de Ituporanga e José Boiteux.
O governo do estado distribuiu 8.637 itens de assistência humanitária e todas as equipes de Segurança e Defesa Civil do estado seguem atendendo ocorrências.
Municípios em situação de emergência
Até a manhã deste domingo, sao 54 municípios em situação de emergência em Santa Catarina:
- Blumenau
- Indaial
- Ibiam
- Pinheiro Preto
- Canoinhas
- Três Barras
- Itaiópolis
- Mafra
- Bela Vista do Toldo
- Monte Castelo
- Papanduva
- Jaborá
- Urussanga
- Treviso
- Orleans
- Lauro Muller
- Forquilhinha
- Brunópolis
- Frei Rogério
- Monte Carlo
- Curitibanos
- Vargem
- Lebon Régis
- São Cristóvão do Sul
- Garopaba
- Santo Amaro da Imperatriz
- Anitápolis
- Rancho Queimado
- Ilhota
- Corupá
- Erval Velho
- Tangará
- Araquari
- Campo Alegre
- Itapoá
- Rio Negrinho
- São Bento do Sul
- Bom Jardim da Serra
- São Joaquim
- Palmeira
- Laurentino
- Rio do Oeste
- Agronômica
- Rio do Sul
- Trombudo Central
- Agrolândia
- Mirim Doce
- Presidente Getúlio
- Taió
- Tubarão
- Pedras Grandes
- Gravatal
- Capivari de Baixo
Resgates e alagamentos
Os bombeiros militares resgataram 118 pessoas neste sábado, em Tubarão. Foram atendidos 38 chamados. A cidade registrou muitos pontos de alagamentos, assim como outros municípios da região.
Desde terça-feira (3), quando iniciou a chuva em Santa Catarina, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) atendeu 399 ocorrências, em 106 municípios. Entre sábado e domingo, foram 246 atendimentos realizados e 359 bombeiros empregados.
Desde o começo da operação, atuam 567 bombeiros, com 194 viaturas. A corporação busca trabalhar com a antecipação e monitoramento 24 horas da situação.
Previsão do tempo para o estado
A previsão de tempo atualizada da Defesa Civil de Santa Catarina confirma instabilidade no tempo em todo estado neste domingo, com a ocorrência de temporais acompanhados de chuva intensa e volumosa. Há risco alto a muito alto para ocorrências como alagamentos, deslizamentos, enxurradas e inundações graduais.
Os acumulados devem variar entre 30 e 50 mm entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul. Os maiores acumulados devem ficar concentrados entre o Meio-Oeste, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Norte do estado, onde os volume variam entre 50 e 70 mm, podendo ser ultrapassados pontualmente.
À tarde não se descartam temporais no norte catarinense, principalmente nas áreas próximas à divisa com o Paraná. A partir do final do dia, as chuvas perdem força gradualmente e devem retornar na próxima semana.
Ressalta-se que o risco permanece Alto a Muito Alto para inundações e deslizamentos.
As informações partem da Secretaria de Comunicação do Estado de Santa Catarina