DESTRUIÇÃO

Chuvas causam morte, bloqueios de rodovias e estado de emergência no PR

De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 3.205 casas foram danificadas e 19.348 pessoas foram afetadas em 61 municípios do Paraná

chuvas, chuva, paraná
Foto: Reprodução/Redes Sociais

As chuvas que caíram no Paraná deixaram um rastro de destruição. De acordo com o último boletim da Defesa Civil, 3.205 casas foram danificadas e 19.348 pessoas foram afetadas em 61 municípios do estado.

Os locais mais atingidos foram Rebouças, no Centro-Sul do estado, onde uma pessoa morreu e outra está desaparecida, Jardim Alegre, São Jorge d’Oeste e Cascavel.

No total, 391 pessoas permanecem desalojados (na casa de amigos ou parentes) e 271 continuam desabrigados (em abrigos públicos). Também foi confirmada uma morte em Irati, cidade que também tem uma pessoa desaparecida.

As chuvas também causaram estragos em rodovias estaduais e federais.

Em União da Vitória, na região Sul do estado, a BR-476 cedeu na altura do km 356.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) já está analisando o trecho.

Na Serra do Mar, a BR-277 chegou a operar em uma pista ao longo do final de semana de maneira preventiva, entre os km 39 e 42.

Governo do Paraná anuncia medidas de apoio

O governador Ratinho Junior anunciou medidas para apoiar cidades e empresas atingidas.

O governo vai liberar recursos para a reconstrução de casas e infraestrutura danificadas, além de oferecer linhas de crédito para empresas.

“Vamos trabalhar para que as pessoas afetadas possam reconstruir suas vidas o mais rápido possível”, afirmou o governador.

Copel trabalha para restabelecer energia

A Copel, concessionária de energia elétrica do Paraná, informou que está trabalhando para restabelecer o fornecimento de energia em áreas afetadas pelas chuvas.

A empresa informou que já foram restabelecidos os serviços em 95% dos pontos afetados. Os trabalhos estão concentrados nas áreas rurais, onde a dificuldade de acesso está atrasando a recuperação.