O primeiro Levantamento da Safra de Grãos 2023/2024 divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta terça-feira (10), mostra que a produção de grãos na Bahia deve registrar uma queda no próximo ciclo.
A Companhia estima que serão produzidos 12,6 milhões de toneladas de grãos em 23/24, número 6,3% menor do que o registrado nesta temporada, que alcançou 13,4 milhões de toneladas.
A estimativa de queda se mantém nos números nacionais em comparação à temporada passada, influenciada pela perspectiva inicial de diminuição na produtividade média. O Brasil deverá colher 317,5 milhões de toneladas
Apesar da queda, a Bahia deve registrar crescimento de 1,7% na área plantada. Na safra 22/23, foram cultivados 3,7 milhões de hectares, enquanto para 23/24 a área deve ser de 3,8 milhões.
Impactos do clima
A projeção para a Bahia é compartilhada pelos outros estados do Matopiba e de todo o Nordeste, que deve sofrer o impacto das condições climáticas adversas e do El Niño em 2024.
A região passa por secas severas e aumento dos focos de incêndio atualmente, o que prejudica a produtividade e condições de solo. Por conta desses e outros aspectos, o Nordeste deve alcançar produção de 28,4 milhões de toneladas de grãos, 4,9% menos do que na safra anterior.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!