Saiba como o clima irá se comportar nesta quinta-feira (19) em todas as regiões do Brasil:
Sul
Nesta quinta-feira (19) ainda chove na maior parte da região, mesmo que em forma de pancadas mal distribuídas ao longo do dia. Entre o sudeste do Rio Grande do Sul e o norte do Paraná, a condição de chuva é bem menor.
Com a formação de uma área de baixa pressão atmosférica no interior do continente, volumes em torno de 80 milímetros ainda podem ser registrados no noroeste do Rio Grande do Sul que continua sendo a área mais afetada dos últimos dias, correndo alto risco de transbordamento de rios e inundações.
Sudeste
O sistema frontal começa a se afastar nesta quinta-feira em direção ao oceano e as chuvas ficarão mais concentradas na porção leste entre São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e sul do Espírito Santo.
Não são esperados altos volumes de chuva, que devem variar entre 10 e 25 milímetros. De modo geral, o risco para temporais é menor com relação aos últimos dias. Outro destaque é que em boa parte do Sudeste, o tempo continuará seco e ensolarado, registrando altas temperaturas.
Centro-Oeste
Até existe uma pequena chance de chuva na região nesta quinta-feira, mas de maneira bem pontual e pouco expressiva. Desde o sul de Mato Grosso do Sul até o noroeste de Mato Grosso, pancadas isoladas e com volumes abaixo dos 10 milímetros são esperadas. Nas demais áreas da região, tempo completamente seco e ensolarado.
Nordeste
Nesta quinta-feira, a expectativa é de céu claro, ensolarado e sem muita presença de nuvens em praticamente todo o Nordeste.
Há uma pequena chance de chuvas bem isoladas na região, algo muito pontual que pode acontecer no norte do Maranhão, no Ceará, em Pernambuco e em Sergipe devido às instabilidades locais que, juntas ao calor e umidade, geram pequenas nuvens de chuva.
Norte
Nesta quinta-feira tem possibilidade de pancadas de chuva em boa parte da região, mas com volumes ainda muito distintos entre uma área e outra.
Atenção no centro no Amazonas, com volumes em torno de 50 milímetros, e especialmente no noroeste do Pará, com volumes de até 100 milímetros, porém, de maneira muito localizada. Muitas cidades ainda devem registrar volumes pouco expressivos, o que mantém o cenário de secas. Não há previsão de chuva alguma entre o Tocantins e o centro-sul do Pará.
___
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.___
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.