O dia 23 de outubro passar a ser mais uma data comemorativa para agricultura brasileira com o Dia Nacional do Sistema de Plantio Direto. De acordo com o Fundo Mundial para Natureza (WWF-Brasil), Sistema de Plantio Direto (SDR), é um prática de manejo que não se usa os implementos denominados de arado e grade leve niveladora que são comuns na agricultura brasileira.
O texto que institui a data foi aprovado em plenário do Senado no dia 25 de maio deste ano e sancionado pelo presidente Lula, no dia 20 de junho, através da Lei nº 14.609.
De acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), o SPD é o método mais conservacionista de trabalhar a terra para fins agropecuários e caracteriza-se pela busca incessante da rentabilidade do sistema agrícola produtivo por meio da máxima expressão dos potenciais genético, edáfico e ambiental.
Segundo a Embrapa, a adoção deste sistema de manejo propicia a melhoria da qualidade de solo, água e ar, aumentando e estabilizando a renda da agropecuária.
Comemorações
A Federação Brasileira do Sistema Plantio Direto (FEBRAPDP), em parceria com a Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (SBCS), prevê uma semana de comemorações. Um busto em homenagem ao agricultor Herbert Bartz deve ser inaugurado no município paranaense de Rolândia.
Herbert Bartz, morreu em janeiro de 2021, aos 83 anos, e era proprietário da Fazenda Rhenânia, a primeira a adotar a experiência com o plantio direto em lavoura de soja no Brasil, em 1972.
O empresário e produtor no oeste da Bahia, Luiz Antônio Pradella, vice-presidente da FEBRAPDP, relembrou o esforço para instaurar a data no Brasil.
Foi lutado por onze anos para conseguirmos ter essa data, para comemorarmos pela primeira vez o dia nacional. Graças aos pioneiros há mais de 50 anos, que desenvolveram essa técnica e com muito esforço, garra e coragem, transformaram alguns hectares na época, hoje em muitos milhões de hectares com Sistema de Plantio Direto.
Luiz Antônio Pradella, vice-presidente da FEBRAPDP
Segundo Pradella, o SPD traz muitos ganhos econômicos, ambientais e sociais para todo o Brasil e tem sido reconhecido como uma das maiores iniciativas para a agricultura regenerativa.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!