A revista Time, uma das publicações mais influentes do mundo há mais de 20 anos, elegeu as invenções mais importantes e promissoras de 2023.
Essas inovações, segundo a publicação, têm potencial para mudar o mundo.
A lista deste ano, que tem 200 invenções, é um retrato do futuro, com inovações que estão transformando a forma como vivemos, trabalhamos, nos divertimos e pensamos.
A lista das melhores invenções de 2023 inclui uma série de tecnologias que têm o potencial de transformar o agronegócio. Confira algumas:
Trator movido a esterco
O protótipo T7 da New Holland Agriculture, primeiro trator movido a gás natural liquefeito, está na lista da Time. Segundo a revista, a fonte do gás – esterco de animais – é abundante em muitas fazendas. Usando um sistema desenvolvido por uma subsidiária da New Holland, os agricultores podem capturar o gás e usá-lo como combustível. O T7 deve estar no mercado a partir de 2026.
Fertilizante mais limpo
Os fertilizantes nitrogenados sintéticos são responsáveis por cerca de 2% das emissões globais de gases de efeito estufa. A publicação elegeu a alternativa da Pivot Bio, o Proven 40 OS, que utiliza microrganismos naturalmente presentes que vivem no sistema radicular das plantas e liberam nitrogênio. O produto da Pivot Bio é adicionado às sementes de milho antes de chegarem aos agricultores, eliminando a necessidade de equipamentos especiais e aplicação demorada.
Trator elétrico e autônomo
O trator MK-V, da Monarch Tractor, é o primeiro trator totalmente elétrico e autônomo do mundo. O fabricante estima que um cliente na Califórnia que realiza atividades como corte, aração e gradagem pode economizar anualmente US$ 79 mil apenas em combustível e mais US$ 120 mil em mão de obra graças à automação. Em entrevista para a Time, o CEO e co-fundador Praveen Penmesta afirma que a Monarch trabalhou diretamente com os agricultores para tornar o MK-V “familiar, fácil de usar e capaz de lidar com as demandas da agricultura”.
Um novo vegetal
Um cruzamento entre alho e alho-poró, chamado de “sweet garleek“, entrou na lista. Fruto de 10 anos de cruzamento seletivo e testes, o novo vegetal intensifica o sabor adocicado do alho-poró e do alho (sem a pungência agressiva). O sweet garleek está disponível em algumas lojas da cidade de Nova York.
Nova geração de abacate
O abacate Luna UCR, resultado de um programa de criação de décadas na Universidade da Califórnia, entrou na lista. Segundo a revista, ele tem um sabor semelhante ao de seu parente popular, o Hass, mas com um toque mais floral. O Luna UCR está maduro assim que sua casca fica preta, o que elimina a incerteza ao cortá-lo. As árvores do novo abacate são abundantes, mas menores, o que significa que são mais fáceis de colher e exigem menos terra, e potencialmente menos água e eletricidade.
Carne cultivada
Em 21 de junho, o Departamento de Agricultura dos EUA autorizou as empresas Good Meat e Upside Foods a vender carne cultivada nos Estados Unidos.