TERÇA-FEIRA

Ventos, raios, granizo e 80 mm de chuvas atingem Sul e Sudeste; veja a previsão

De acordo com as projeções, ventos nas duas regiões terão potencial para causar transtornos; confira todos os detalhes

chuva forte e frente fria - guarda-chuva - inmet - chuvas -temporais
Foto: Inmet

Saiba como o clima o irá se comportar em todas as regiões do Brasil nesta terça-feira (31):

Sul

Com o avanço de mais uma frente fria, temporais se espalham pelo Sul do Brasil nesta terça-feira, com destaque para Santa Catarina e Paraná. Tem chance para ventos, raios e granizo, além de volumes entre 30 e 80 mm. Por outro lado, uma massa de ar seco e frio chega atrás da frente fria e garante o tempo firme, mas ainda nublado, no oeste do território gaúcho.

Sudeste

Pancadas de chuva podem se espalhar pelo Sudeste devido à aproximação de mais uma frente fria, além de ventos em níveis médios da atmosfera transportando ar quente e úmido da Amazônia até o Brasil Central. Ventos, raios e granizo são esperados entre São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, porém, o volume será mais expressivo no sul de São Paulo com acumulados de até 80 mm, não se descartando o risco de algum transtorno.

Centro-Oeste

Pancadas de chuva se espalham por boa parte da região em razão da aproximação de mais uma frente fria, além da combinação entre calor e umidade. Temporais com ventos, raios e granizo são esperados em Mato Grosso do Sul, além de volumes entre 30 e 80mm, não se descartando o potencial para transtornos principalmente no sul e oeste do estado. O tempo firme vai predominar no norte de Goiás, no Distrito Federal e no nordeste de Mato Grosso.

Nordeste

O tempo firme ainda predomina em praticamente toda a região nesta terça-feira sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Chuvas isoladas podem chegar ao estado da Bahia no período da tarde por conta da aproximação de instabilidades que atuam sobre o estado de Minas Gerais, mas por enquanto, chuvas pontuais, rápidas e sem acumulados significativos.

Norte

Pancadas de chuva são esperadas em boa parte da região Norte devido à atuação de instabilidades tropicais. A formação de pequenas áreas de baixa pressão atmosférica ajuda nas pancadas de chuva entre Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Pancadas isoladas também podem ser registradas no Amapá por conta de um vórtice ciclônico em altos níveis. Entre o Pará e o Tocantins, o tempo firme vai se destacar.

_______

Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.

_______

Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Clique aqui e siga o Canal Rural no Google News.