O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta quarta-feira (8) um alerta de onda de calor para o interior do Brasil.
O fenômeno deve durar pelo menos até sexta-feira (10) e as temperaturas máximas podem superar 42°C em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
O alerta de nível amarelo (perigo potencial) abrange áreas do Centro-Oeste e Sudeste do Brasil.
Alerta de calor extremo
O Inmet emite esse tipo de alerta quando a previsão indica que as temperaturas (neste caso, especialmente as máximas) devem ficar 5ºC acima da média pelo período de dois a três dias consecutivos.
Ainda de acordo com a previsão, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana. Contudo, a área de abrangência do fenômeno deve sofrer alterações.
O Inmet reforça que segue monitorando a situação.
A partir do sábado (11), se a situação persistir, o alerta de onda calor será atualizado. Ele poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
O Inmet explica que a intensidade do aviso está relacionada com a persistência do fenômeno. E não aos desvios de temperatura absolutos em si.
Consequências da onda de calor
A onda de calor pode causar problemas de saúde.
Além disso, a falta de chuva pode provocar incêndios florestais e perdas na agricultura.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!