Nesta terça-feira (21), há expectativa de mais pancadas no Sul do Brasil, por causa da formação de um cavado meteorológico. O alerta de chuva forte se estende para o Brasil central, Sudeste e parte do interior do Matopiba.
Algumas áreas de Mato Grosso do Sul já se beneficiaram com quase 100 milímetros de chuva, o que diminuiu o calorão e ajudou na recuperação da umidade do solo.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Ainda há expectativa de chuva forte nas próximas 24 horas em áreas muito secas do interior do Brasil o que tem prejudicado o avanço do plantio da safra de verão.
Rio Grande do Sul debaixo d’água
O Rio Grande do Sul enfrenta o terceiro evento de chuva intensa com vítimas fatais deste ano.
Segundo a Defesa Civil, os temporais que atingiram o estado entre os dias 15 e 18 de novembro causaram a morte de quatro pessoas, além de uma série de transtornos em pelo menos 138 municípios. Até o momento, os vales e a serra, na metade norte, são as regiões mais castigadas pelos efeitos das precipitações excessivas.
A ponte do Butiá que liga o município de Espumoso a Campos Borges ficou interrompida pela água do rio Jacuí que enfrenta o maior nível da história. Muitos produtores, inclusive de tomate, amargam prejuízos decorrentes dos temporais. Na cidade de Muçum, esta é a segunda maior tragédia climática da história. Cerca de 70% da cidade ficou debaixo d’água. O prefeito Matheus Trojan faz um apelo para as autoridades e pessoas pedindo alimentos, água e produtos de higiene.
Santa Catarina e Paraná
Em Santa Catarina, o cenário não é diferente. Em Rio do Sul, município do leste do estado. O governador Jorginho Mello disse que espera a reação do governo federal. No Paraná, a cidade de Dois Vizinhos já acumula 645 milímetros nos últimos 30 dias e as chuvas não param.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.