Em reunião na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) desta quarta-feira (22), foi aprovado o requerimento do senador Alan Rick (União-AC), que solicita a realização de audiência pública para debater a moratória da soja.
“A moratória da soja é uma iniciativa que tem como objetivo assegurar que a soja produzida no bioma Amazônia e comercializada pelos seus signatários esteja livre de desflorestamentos ocorridos após 22 de julho de 2008″, explica Rick.
Ele lembra que a iniciativa parte da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) e da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) e que busca combater o desflorestamento associado à produção de soja na Amazônia.
“Assim, traz melhorias às práticas agrícolas do Brasil na tentativa de implementar critérios de proteção ao meio ambiente ao governo brasileiro”, diz o parlamentar no requerimento.
Repercussão em Mato Grosso
O governo de Mato Grosso Mauro Mendes ressaltou que pode cortar benefícios fiscais de tradings e empresas agrícolas aliadas a moratória da soja e da carne. Conforme ele, o acordo desrespeita o Código Florestal Brasileiro.
iniciativa é polêmica e contestada pelo setor produtivo, em especial o mato-grossense, uma vez que o estado é responsável por cerca de 30% da produção nacional de grãos e possui um rebanho bovino com mais de 34 milhões de cabeças.