Um acordo histórico entre o Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Rio Grande do Sul (Consevitis) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) promete impulsionar a promoção dos vinhos, espumantes e sucos de uva gaúchos no exterior. O compromisso destina inicialmente mais de R$ 10 milhões até 2025, com previsão de liberar mais R$ 33 milhões nos próximos três anos.
O objetivo principal é ampliar os mercados internacionais para as renomadas bebidas produzidas no Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, o maior produtor de uvas do país. O acordo foi celebrado visando fortalecer a marca, atrair importadores e explorar novos mercados para impulsionar a economia do setor vitivinícola.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, destacou a qualidade comprovada e premiada dos produtos vitivinícolas do estado. Ele ressaltou a importância da parceria com a ApexBrasil para transformar essa qualidade em resultados econômicos palpáveis.
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Para os vinhos e espumantes, a estratégia de promoção terá como alvo países como China, Estados Unidos, Japão, México, Paraguai, Reino Unido, Rússia, Singapura e Alemanha. Já para o suco de uva, o foco estará no Canadá, China, Estados Unidos, Japão, Paraguai e Portugal.
O presidente da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra), Daniel Panizzi, destacou a importância dessas ações para apresentar o mercado brasileiro mundialmente. Ele ressaltou que o setor vitivinícola tem um vasto potencial de desenvolvimento nas exportações de vinhos, espumantes e suco de uva.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.