A Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), procura por produtores que estão sendo impactados pela longa estiagem no estado. Para isso, disponibilizou um questionário aos agricultores e pecuaristas baianos.
De acordo com a Adab, o governo do estado solicita aos produtores e criadores que façam, com brevidade, a atualização cadastral junto à instituição.
Além disso, pede aos produtores que indiquem a mortalidade dos animais por espécie, sexo e faixa etária.
Segundo a Adab, o registro de mortalidade é fundamental para que o governo possa adotar medidas e estabelecer ações emergenciais de enfrentamento à estiagem no âmbito da Defesa Agropecuária.
Na semana passada, a Federação de Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), emitiu um alerta sobre a escassez hídrica e cobrou atitudes e cooperação entre os órgãos e instituições do setor.
A Faeb informou que pelo menos 131 municípios estão em situação de emergência por conta da estiagem, e cerca de 371 mil produtores rurais estão sendo diretamente impactados.
Durante reunião nesta segunda (11), dirigentes da Faeb discutiram a implantação de uma força-tarefa para adoção de medidas urgentes para minimizar os prejuízos.
Para responder o questionário da agência, clique aqui, ou acesse o site da Adab para mais informações.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!