O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta segunda-feira (11) a previsão do tempo para o Brasil nas próximas semanas.
A previsão indica chuvas fortes e volumosas em diversas regiões do país, o que pode causar transtornos como alagamentos, deslizamentos de terra e quedas de árvores.
Na primeira semana, entre os dias 11 e 18 de dezembro, as chuvas serão mais intensas no Norte e no Sudeste.
Na Região Norte, as chuvas devem ser mais fortes no Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, nordeste do Amapá e Tocantins, podendo registrar acumulados de chuva superiores a 50 mm.
No Sudeste e Centro-Oeste, as chuvas devem ser mais intensas em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e norte de Goiás, podendo superar 50 mm e serem acompanhadas de raios, rajadas de vento e trovoadas.
Previsão do tempo entre os dias 19 e 27 de dezembro
Na segunda semana, entre os dias 19 e 27 de dezembro, a previsão é de volumes expressivos de chuva na porção central do Brasil.
A formação de um canal de umidade desde o Amazonas até áreas da Região Sudeste deve favorecer a ocorrência de chuvas fortes e volumosas nessas regiões.
Espera-se os maiores acumulados de chuva em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Mato Grosso e norte de Goiás.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Na Região Nordeste, a previsão é de tempo seco e sem chuva, principalmente na costa norte e leste. Contudo, são previstas pancadas de chuva na Bahia, Sergipe e no sul do Maranhão e do Piauí.
Na Região Sul, uma massa de ar quente e úmida vai favorecer a volta das instabilidades em forma de pancadas de chuva. Os maiores acumulados podem ultrapassar 40 mm em áreas do sul da região.
O Inmet emitiu avisos meteorológicos para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, onde há previsão de chuvas intensas e volumosas. Os avisos estão em vigor até o dia 18 de dezembro.
______
Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no Google News.