O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicou previsão de chuva em praticamente toda a Região Nordeste do Brasil nos próximos dias, a partir da próxima terça-feira (19) até, pelo menos, sexta-feira (22).
De acordo com o Inmet, a circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, no sul da Bahia, vai favorecer a formação de áreas de instabilidade e a ocorrência de chuva intensa, especialmente no sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e no Piauí.
Além destes sistemas, também vale destacar a influência da variabilidade intrasazonal (Oscilação de Madden-Jullian, OMJ), que favorece o aumento da umidade, nebulosidade e chuva no Nordeste.
No último domingo (17), choveu granizo na área urbana da cidade de Barreiras, no oeste da Bahia. No bairro Firenzi, próximo ao anel viário, moradores registraram o momento em que as pedras de gelo caíram no fim da tarde. Não houve registro de feridos ou danos em residências.
A partir de terça-feira (19), a chuva deve atingir o sul da Bahia e depois avançar para o interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com volume mais intenso na madrugada.
Chuva volumosa
O Inmet destacou que o período mais chuvoso deve se prolongar até sexta-feira (22). Em locais pontuais, a chuva pode superar 100 milímetros (mm) em 24h, principalmente no litoral sul da Bahia.
Devido às novas atualizações dos diversos modelos numéricos de previsão do tempo, é necessário o acompanhamento diário dos avisos meteorológicos especiais emitidos pelo Inmet.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!