O ano vai terminar com chuva. Confira como o clima irá se comportar em todas as regiões do país neste fim de semana.
O alerta vai para estados do Sudeste, Centro-Oeste e Norte, que podem sofrer com granizo, transtornos, alagamentos e chuva devido ao avanço de uma frente fria nesta reta final do ano.
Sábado (30)
Sul
O tempo firme volta a predominar na maior parte da região após a frente fria se afastar. A expectativa é de sol entre poucas nuvens ao longo do dia.
Há chance de chuvas rápidas e isoladas apenas na serra do Rio Grande do Sul, no leste Santa Catarina e no leste e norte do Paraná.
- Saiba em primeira mão informações sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo. Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Sudeste
Pancadas de chuva persistem em boa parte da região neste sábado, com potencial para temporais e volumes devido a chegada de uma nova frente fria.
O norte de São Paulo, Serra da Mantiqueira, toda a metade de Minas Gerais e pontos isolados do Rio de Janeiro ficam em alerta para volumes entre 40 e 90mm ao longo do dia.
Essas regiões podem sofrer transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra. Temporais com ventos, raios e granizo também podem atingir boa parte do Sudeste conforme a frente fria for avançando.
Centro-Oeste
Há expectativa é de que pancadas de chuva se espalhem pelo centro do país com volumes elevados no norte de Mato Grosso do Sul, Goiás e sudeste de Mato Grosso.
Volumes em torno de 50mm são esperados, além de temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo devido a aproximação da frente fria.
Nordeste
Pancadas isoladas e rápidas são esperadas no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no oeste da Bahia. Isso, devido às instabilidades em altos níveis da atmosfera.
O volume de chuva pode ser expressivo na faixa norte da região. Enquanto isso, nada de chuva desde o sul da Bahia até a Paraíba.
Norte
O destaque na região continua sendo o volume mais elevado no Amazonas e no Pará, mesmo que de forma pontual e mal distribuída.
Previsão de domingo (31)
Sul
O último dia do ano será marcado pelo tempo estável, devido à presença de uma massa de ar seco que inibe a formação de nuvens carregadas de chuva.
A exceção será o leste entre Santa Catarina e o Paraná com possibilidade de chuvas rápidas e sem volumes elevados. O grande responsável para as chances de precipitação é a circulação de ventos úmidos que sopram do mar contra a costa.
Sudeste
A expectativa é de chuvas concentradas sobre o estado de Minas Gerais. Há possibilidade de volumes em torno de 40 a 90mm no centro do estado. Não se descarta temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo, além de transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.
Já em São Paulo, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, há chance de chuvas pontuais e sem volumes elevados, então sem grandes riscos de transtornos no fim do ano.
Centro-Oeste
Domingo com chuvas espalhadas pelos estados de Mato Grosso, Goiás e pelo Distrito Federal. Além de temporais e volumes acima dos 40mm, não se descartando o potencial para transtornos como pontos de alagamento.
Em Mato Grosso do Sul, há chance de chuvas isoladas, rápidas e sem volumes expressivos, ou seja, sem grande risco para transtornos no último dia do ano.
Nordeste
A chuva pode ganhar força no oeste e sudeste da Bahia e no sul do Piauí devido a aproximação de instabilidades associadas a frente fria. O volume de chuva pode chegar a casa dos 30mm e não se descarta o potencial para transtornos pontuais.
Nas demais áreas da região, ocorrerá chuva isolada e com volumes não elevados. O tempo firme vai predominar na virada do ano no nordeste da Bahia, em Sergipe, Alagoas e praticamente todo o Pernambuco.
Norte
Pancadas de chuva são esperadas em praticamente toda a região devido instabilidades tropicais. O volume de chuva deve passar dos 30mm em vários estados, mas o alerta vai para Rondônia. Acumulados podem chegar a casa dos 70mm, não se descartando transtornos.
Canal Rural Clima: ouça o podcast sobre previsão do tempo e curiosidades meteorológicas. Apresentação de Pryscilla Paiva.