PREPARE-SE

Vai chover nos próximos dias; Inmet diz onde e quando

As chuvas intensas podem causar transtornos e prejuízos à população, como alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores

chuvas fortes e temporais - previsão do tempo para hoje - minas gerais - chuvas - tempo fechado
Foto: Unsplash

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para a chegada de fortes chuvas às regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil nos próximos dias.

Entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, a previsão indica que as chuvas podem ultrapassar 60 milímetros (mm) em algumas áreas. Um canal de umidade é o responsável pelo fenômeno.

As chuvas intensas podem causar transtornos e prejuízos à população, como alagamentos, deslizamentos de terra e queda de árvores.

Por isso, é importante ficar atento às atualizações da previsão do tempo e tomar as devidas precauções.

Trovoadas no Norte

Na região Norte, são previstas pancadas de chuvas no decorrer da semana, com valores maiores que 50 mm em praticamente toda a região, mas principalmente em áreas do Pará, Amazonas, sul de Roraima, Acre, Rondônia, Amapá e Tocantins.

Essas chuvas podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas.

Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados. No centro-norte de Roraima, não há previsão de chuvas.

Chuvas intensas no Nordeste

A previsão é de chuvas intensas durante a semana, que devem atingir, principalmente, áreas do Maranhão e oeste do Piauí com acumulados superiores a 50 mm.

Além disso, áreas do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, os acumulados podem superar os 20 mm.

Nas demais áreas, não se descartam pancadas de chuvas isoladas com menores acumulados.

Centro-Oeste e Sudeste

São previstas pancadas de chuvas localmente fortes, com volumes maiores que 60 mm, que podem vir acompanhadas de raios, rajadas de ventos e trovoadas, principalmente em áreas de Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, bem como no leste de São Paulo devido a canalização de umidade.

Nas demais áreas, há previsão de chuvas com menores acumulados, podendo superar os 20 mm. Em Mato Grosso do Sul, a previsão de pouca chuva.

Pancadas isoladas no Sul

Estão previstas chuvas isoladas em áreas do leste do Paraná e Santa Catarina no decorrer da semana, podendo superar os 20 mm. No interior da região, há previsão de pouca chuva. No sudoeste do Rio Grande do Sul, não há previsão de chuvas.

Orientações

O Inmet destaca que está monitorando estas condições e reforça a importância do acompanhamento diário das atualizações de previsão do tempo e emissão dos avisos meteorológicos especiais no portal https://alertas2.inmet.gov.br/.

Recomendações para a população:

  • Fique atento às atualizações da previsão do tempo e aos avisos meteorológicos.
  • Evite sair de casa se não for necessário.
  • Se precisar sair, use roupas e calçados adequados para chuva.
  • Não se abrigue debaixo de árvores ou postes.
  • Se estiver dirigindo, reduza a velocidade e aumente a distância de segurança entre os veículos.

Temperaturas elevadas nos próximos dias no Brasil

De acordo com o Inmet, as temperaturas máximas podem ultrapassar 39°C em áreas das Regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sul.

No dia 2 de fevereiro, os valores mais elevados podem ser registrados em Roraima, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, sul do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e na faixa oeste do Rio Grande do Sul.

Nas demais áreas do País, as temperaturas máximas devem variar entre 28°C e 33°C.

As temperaturas mínimas, por outro lado, podem ser inferiores a 24°C em parte do centro-sul do País. No entanto, em áreas das Regiões Norte e Centro-Oeste, as mínimas podem ser superiores a 26°C.

No dia 1 de fevereiro, a temperatura mínima pode superar os 26°C em áreas de Roraima, sul de Mato Grosso e noroeste de Mato Grosso do Sul. Em contrapartida, poderão ser inferiores a 24°C desde o leste do Rio Grande do Norte até o Sul do Brasil, com valores ainda menores que 15°C em áreas serranas da Região Sul.