LOGÍSTICA

Litoral de São Paulo vai ganhar primeiro túnel imerso da América Latina

Ligação entre os municípios de Santos e Guarujá terá 870 metros por baixo do canal portuário

Santos
Foto: Prefeitura de Santos

O governo federal e o governo do estado de São Paulo anunciaram nesta sexta-feira (2) o lançamento do projeto do túnel imerso Santos-Guarujá, que será executado por meio de parceria público-privada (PPP) e investimento de R$ 5,9 bilhões.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo governador Tarcísio de Freitas durante a comemoração dos 132 anos do Porto de Santos.

Qualificado no Programa de Parcerias de Investimentos do estado de São Paulo (PPI-SP) e integrado ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o projeto prevê aporte público de R$ 5,1 bilhões em investimento dividido igualmente entre o governo estadual e a União, além da participação da iniciativa privada.

lançamento túnel Santos Guarujá
Foto: Marcelo S. Camargo/Governo do Estado de SP

Túnel imerso

O túnel imerso do litoral paulista será o primeiro do tipo na América Latina. O projeto prevê a ligação seca entre os municípios de Santos e Guarujá, com extensão total de 1,5 km, por meio de um túnel imerso de 870 metros, por baixo do canal portuário, a uma profundidade de 21 metros. O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá.

O empreendimento prevê uma ciclovia, passagem para pedestres e três faixas de rolamento por sentido, sendo uma adaptável ao veículo leve sobre trilhos (VLT).

O túnel será composto por seis módulos de concreto pré-modulado. Eles serão construídos em uma doca seca e transportados por flutuação até o local onde o leito do canal será preparado. Assim, os módulos serão imersos, encaixados e fixados para concluir a estrutura.

De acordo com informativo do governo de São Paulo, o túnel vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas cidades em cerca de 50 minutos, desafogar a Rodovia Cônego Domênico Rangoni (SP-055) e liberar o canal do porto para uso prioritário de navios de carga e de passageiros.

Diariamente, o túnel vai beneficiar cerca de 28 mil usuários do sistema de catraias e balsas – a estimativa é de redução de 70% da demanda da balsa da Ponta da Praia. Também vai garantir acesso mais rápido de caminhões aos dois terminais portuários, reduzindo em 53% a emissão veicular de dióxido de carbono, afirma o governo.

132 anos do Porto de Santos

O presidente e o governador de São Paulo também participaram de solenidade em comemoração aos 132 anos do Porto de Santos. Considerado o maior do Hemisfério Sul — responsável por quase 30% da balança comercial do Brasil —, o porto registrou, no mês de dezembro de 2023, movimentação recorde de 15,6 milhões de toneladas de cargas, crescimento de 29,1% em relação a dezembro de 2022. Com o resultado, o total desde janeiro do último ano foi de 173,3 milhões de toneladas.