LAVOURAS DEFICITÁRIAS

Soja: Safras & Mercado corta estimativa de produção em 5,5%

Consultoria indica aumento de 1,6% na área de soja e redução de produtividade de 59,1 para 54,9 sacas

soja colheita abertura safra
Foto: Pedro Silvestre/Canal Rural

A produção brasileira de soja em 2023/24 deverá totalizar 149,076 milhões de toneladas, com retração de 5,5% sobre a safra da temporada anterior, que ficou em 157,83 milhões de toneladas. A estimativa foi divulgada nesta sexta-feira (9) por Safras & Mercado.

Em 5 de janeiro, data da estimativa anterior, a projeção era de 151,36 milhões de toneladas. Assim, a redução sobre a previsão anterior é de 1,5%.

Área e produtividade de soja

Safras indica aumento de 1,6% na área, estimada em 45,41 milhões de hectares. Em 2022/23, o plantio ocupou 44,68 milhões de hectares.

O levantamento aponta, ainda, que a produtividade média da soja deverá passar de 3.550 quilos por hectare (59,1 sacas) para 3.299 quilos (54,9 sacas), queda de 7%.

A consultoria fez ajustes nos rendimentos esperados para lavouras de estados das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

“O avanço dos trabalhos de colheita começa a revelar a realidade da safra brasileira, especialmente nos estados que sofreram com a baixa umidade e temperaturas elevadas durante o último trimestre de 2023”, explica o analista e consultor da Safras, Luiz Fernando
Gutierrez Roque.

Chuva ajudou

Inmet emite novo alerta de chuvas intensas no Oeste
Foto: Kireyonok Yuliya/Freepik

Apesar disso, a chegada de chuvas a partir dos últimos dias de dezembro trouxe um ambiente mais favorável ao desenvolvimento das lavouras do Centro-Norte do país, principalmente nas áreas que foram semeadas mais tardiamente ou replantadas.

“Tal fato deve impedir uma queda ainda maior nas produtividades médias esperadas para alguns estados, em especial na Região Nordeste. Se chuvas regulares continuarem atingindo certos estados, podemos ter surpresas positivas nas próximas semanas”, completou.