CONFIRA!

Previsão do tempo: frente fria no Sul-Sudeste e temporais no Centro-Oeste

Norte e Nordeste terão chuvas rápidas, com exceção de algumas áreas; confira as condições para esta quinta-feira

tempo, frente fria
Foto: Pixabay

Veja como ficam as condições do tempo em todas as regiões brasileiras para esta quinta-feira (15).

Sul

Pancadas de chuva ainda persistem em boa parte da região, principalmente em Santa Catarina e o Paraná, devido aos resquícios da frente fria. Esse cenário pode gerar volumes em torno de 30 mm no oeste dos dois estados.

Já no Rio Grande do Sul, a condição é de sol entre nuvens e gradual elevação das temperaturas ao longo do dia.

Sudeste

O avanço da frente fria vai espalhar chuvas por boa parte da região. Os volumes das pancadas podem ser elevados em áreas como Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, sul de Minas, Zona da Mata mineira e sul do Espírito Santo. Os acumulados podem variar de 40 a 80 mm, não se descartando a possibilidade de alagamentos e erosão do solo.

Temporais com ventos, raios e granizo também podem atingir a região. Só não deve chover no extremo norte mineiro.

Centro-Oeste

A região recebe chuvas em quase todas as áreas, por conta da combinação entre calor e umidade. As pancadas podem ser rápidas e intercaladas com períodos de sol.

De modo geral, não são esperados altos volumes de chuva, mas temporais com ventos, raios e eventual queda de granizo ainda são esperados desde o sul de Mato Grosso do Sul até o sul de Goiás.

O tempo firme vai predominar entre o norte de Goiás e o nordeste de Mato Grosso.

Nordeste

O tempo firme persiste na maior parte da Bahia e no sul do Piauí, sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. Nas demais áreas da região, a condição é de chuvas rápidas, intercaladas com períodos de sol e calor.

Pode haver transtornos pontuais, com alagamentos, entre o centro do Piauí, sul do Ceará e interior da Paraíba e de Pernambuco, por conta de um cavado em altos níveis da atmosfera.

Norte

Instabilidades tropicais espalham chuva pela região, mas a maior parte das áreas deve receber pancadas rápidas e sem grande intensidade.

A exceção fica por conta do norte do Amazonas, onde são esperados volumes entre 40 e 80 mm, por conta de uma área de baixa pressão atmosférica bastante localizada.