Após receber uma denúncia anônima, auditores fiscais federais agropecuários fecharam, em 6 de fevereiro, uma fábrica clandestina de petiscos para animais de estimação em Franca (SP). A ação foi motivada pela falta de licença de funcionamento e pelas condições inadequadas do local, que apresentava riscos de contaminação por doenças e pragas.
Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A estrutura precária, a ausência de práticas higiênicas e métodos de qualidade no processo de produção foram destacadas pelos auditores. Além do fechamento, os responsáveis enfrentarão multas que podem atingir até R$ 110 mil. O auditor agropecuário Guilherme Sobrinho alerta para o perigo que tais produtos representam à saúde dos animais, podendo causar desde doenças até morte, dependendo dos agentes patogênicos presentes.
Sobrinho fez ainda um apelo aos comerciantes locais e tutores de animais para que evitem vender ou fornecer produtos sem procedência comprovada.