A demanda pós-carnaval não reagiu, e as cotações tanto dos animais quanto da carne seguem pressionadas, de acordo com análise do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Segundo pesquisadores da entidade, alguns frigoríficos com escalas mais alongadas estiveram até mesmo fora das compras no início desta semana.
Nesse cenário, os preços maiores foram deixando de ser praticados, e as médias regionais foram sendo reajustadas negativamente, de acordo com o Cepea.
O indicador do boi gordo Cepea/B3 registra o valor de R$ 236,35 para a arroba (média ponderada de preços à vista no estado de São Paulo) nesta quarta-feira (21). No mês, a variação indica uma queda de 3,53%.
Exportações de carne
No front externo, as exportações de carne bovina in natura registraram ritmo forte nos primeiros dez dias úteis de fevereiro.
De acordo com dados da Secex, os embarques diários registram média de 10,49 mil toneladas, totalizando 104,91 mil toneladas já embarcadas em fevereiro. No mesmo mês do ano passado, o volume diário foi de 7,02 mil toneladas, somando 126,39 mil toneladas no período.
Se mantido esse ritmo até o fim do mês, as exportações podem se aproximar das 200 mil toneladas em fevereiro, calcula o Cepea.