Em uma ação conjunta entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Polícia Militar do Paraná (PMPR), na tarde de sexta-feira (23), uma fábrica clandestina de cerveja foi desmantelada no município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A operação resultou na apreensão de cerca de 18 mil garrafas de cerveja falsificada, que representavam um risco à saúde pública.
A investigação revelou que a fábrica clandestina operava um esquema de troca de etiquetas.
Garrafas de bebidas de origem desconhecida e duvidosa eram rotuladas como marcas de cervejas conhecidas, induzindo os consumidores ao engano.
Além da adulteração do produto, o local não apresentava condições mínimas de produção, colocando em risco a saúde dos consumidores.
Ao perceberem a chegada dos fiscais agropecuários e policiais, os responsáveis pela fábrica clandestina fugiram do local.
No entanto, todos os produtos e rótulos falsificados foram apreendidos e serão inutilizados.
O Mapa reforça a importância da conformidade das indústrias de bebidas com as normas estabelecidas, visando garantir a qualidade dos produtos e a segurança dos consumidores.
As bebidas, alcoólicas ou não, para serem comercializadas, devem estar devidamente registradas no Ministério e este registro deve estar informado em sua rotulagem.
Ao se deparar com produtos sem registro ou com indícios de falsificação, o consumidor pode realizar denúncias por meio do canal oficial Fala.BR.