BOM DIA MERCADO

BDM Express: PIB nos EUA prepara espírito para o PCE

O BDM Express é a versão resumida do BDM Morning Call, referência da pré-abertura do mercado financeiro há 20 anos.

BDM Express: PIB nos EUA prepara espírito para o PCE

Um dia depois da festa (que pareceu meio exagerada) do mercado doméstico com o IPCA-15 de fevereiro, a agenda prevê mais um indicador de inflação: IGP-M fechado do mês (8h). Após cinco meses seguidos de alta, o indicador deve cair e vale observar se terá potencial de ampliar a percepção de Selic terminal mais próxima de 9,50% do que de 9,75% no DI.

Ainda na agenda doméstica, o Tesouro divulga as contas do Governo Central de janeiro (16h). Haddad cumpre agenda virtual no G20 com participação em dois painéis (9h45 e 14h45). Em NY, antes do PCE de janeiro (amanhã), três dirigentes do Fed falam hoje e sai a segunda revisão do PIB/4Tri (10h30).

Durante participação nesta 3ªF, em SP, em evento do G20, a secretária do Tesouro Janet Yellen descartou o risco de recessão no curto prazo nos EUA. “A economia americana está indo extraordinariamente bem.” Segundo disse, o país já teve progressos significativos no controle da inflação.

No mercado, o PCE vem sendo encarado como um divisor de águas. Será o gatilho para consolidar o horizonte de corte do juro, se o ciclo começa em maio, junho ou depois (março não tem chance). Os dirigentes do Fed têm recomendado paciência antes do PCE, decisivo para definir a dinâmica. 

Ontem, a onda generalizada de alívio nos negócios por aqui foi desencadeada pelo IPCA-15, que embora tenha acelerado de 0,31% em janeiro para 0,78% em fevereiro, ficou abaixo da mediana das estimativas (0,82%). A inflação de serviços voltou a subir (-0,11% para 1,13%), ainda que pouco menos que o esperado (1,17%).

As apostas para o PIB deste ano melhoraram, de 1,68% para 1,75%. Em entrevista gravada e exibida ontem à noite pela RedeTV!, Lula disse o ritmo da atividade econômica vai surpreender e que o Brasil fechará 2024 crescendo 3%. Ainda na entrevista, Lula atacou a Vale e defendeu que “as empresas brasileiras precisam estar de acordo com o entendimento de desenvolvimento do governo brasileiro”.

MP DA REONERAÇÃO – Antes de viajar à Guiana, Lula editou a MP anulando a reoneração da folha de pagamentos e encaminhando um PL com regime de urgência. Está mantida a extinção do Perse e a limitação às compensações tributárias das empresas em caso de vitória contra o Fisco na Justiça.

MAIS AGENDA – Em pesquisa Broadcast, todas as projeções são de queda para o IGP-M de fevereiro, de 0,69% a 0,10%, com mediana negativa de 0,50%, diante do recuo esperado para os preços dos grãos e do minério de ferro.

No cenário fiscal, a sazonalidade do mês e o efeito das medidas aprovadas em 2023 para incremento da arrecadação devem sustentar superávit primário de R$ 79,05 bilhões para o governo central em janeiro. Entre os balanços, C&A, Kepler Weber, Suzano e Ultrapar soltam seus resultados após o fechamento do mercado.

NOS EUA – Entre os dirigentes do Fed, falam hoje Elizabeth McCaul (11h), Raphael Bostic (14h) e John Williams (14h45). Os estoques de petróleo do DoE saem às 12h30.

Conheça todos os produtos do Bom Dia Mercado.