Uma das notícias mais lidas no site do Canal Rural na última semana informa que a Petrobras anunciou que a fábrica de fertilizantes Araucária Nitrogenados (Ansa), em Araucária, Paraná, será a primeira da companhia a voltar a operar no país.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
A previsão é que a unidade seja religada em breve, mas ainda não há uma data definida.
Além disso, em abril, foi anunciado que o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, irá a Mato Grosso do Sul para avaliar a situação da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados 3 (Fafen 3), em Três Lagoas. A Fafen 3 está 80% concluída, mas as obras estão paralisadas desde 2014. Prates estima que a retomada da construção da Fafen 3 leve alguns meses, e que a fábrica entre em operação antes de 2028.
“A gente não tem uma linha do tempo definida, mas tem uma disposição já definida. O nosso Plano Estratégico autorizou, e não só autorizou, como colocou fertilizantes de volta na pauta de investimento da Petrobras”, disse Prates.
A volta das fábricas de fertilizantes da Petrobras é uma importante iniciativa para reduzir a dependência do Brasil das importações de fertilizantes. No ano passado, o país importou 85% dos fertilizantes que consumiu.
Impactos da retomada da produção de fertilizantes pela Petrobras
- Redução da dependência do Brasil das importações: a Petrobras estima que, com a volta das suas fábricas, a necessidade de importação de fertilizantes pelo país seja reduzida em 40%.
- Estímulo à agricultura: a produção nacional de fertilizantes trará mais segurança alimentar para o país e ajudará a reduzir os custos de produção dos agricultores.
- Geração de empregos: a retomada das atividades nas fábricas da Petrobras gerará milhares de empregos diretos e indiretos.