A Prefeitura de Barreiras, no oeste da Bahia, emitiu um alerta de contaminação das águas do Rio de Pedras nesta terça-feira (5). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade da cidade, em conjunto com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, o rio que abastece Barreiras e a vizinha Luís Eduardo Magalhães está apresentando mortandade de peixes.
A nota da prefeitura diz que a água pode ter sido contaminada pelo rompimento de uma barragem de chorume em um empreendimento na cidade de Luís Eduardo Magalhães. Foi recomendado à população evitar o consumo de água coletada diretamente no rio e seus afluentes.
A prefeitura ainda informa que o comitê “está acompanhando a situação e busca alternativas junto aos órgãos competentes”.
Já a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães disse em nota que foram identificadas mudanças na coloração e no cheiro da água e que o Balneário Rio de Pedras, local bem frequentado na cidade, foi interditado até saírem os resultados de análises da água.
A Prefeitura informou ainda que está executando ações para atenuar os impactos à comunidade, a exemplo do monitoramento da situação via drone e a distribuição de água para consumo dos moradores por meio de carros-pipa.
Abastecimento
Em Barreiras, a companhia responsável pelo abastecimento, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informou que a produção de água foi reduzida em 40% do volume normal. Segundo a instituição, o motivo foram as fortes chuvas que alteraram as características da água bruta disponível no Rio de Ondas e a medida é importante para garantir a qualidade da água distribuída.
A empresa não estabeleceu relação entre a redução no abastecimento e a contaminação no rio.
As prefeituras não deram mais informações sobre as condições de contaminação ou o nome da empresa responsável pelo suposto vazamento.
O Rio de Pedras e o Rio de Ondas formam a bacia hidrográfica do Rio Grande, importante para o abastecimento de toda a região e para a produção agrícola local, que tem grande parte das áreas produtivas irrigadas.
Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!