A moagem de cana-de-açúcar na região Norte-Nordeste atingiu 52,90 milhões de toneladas até 15 de fevereiro, um aumento de 5,3% em comparação com o mesmo período da safra anterior, de acordo com dados da Associação de Produtores de Açúcar, Etanol e Bioenergia (NovaBio).
Com cerca de 80% da safra 23/24 já concluída, a produção de açúcar totalizou 3,08 milhões de toneladas, um crescimento de 13,8% em relação ao ano passado.
Desse total, mais de 63% são destinados ao mercado internacional, com destaque para as Américas e África.
“Os esforços do Brasil no mercado mundial resultarão em uma maior participação do país na comercialização de açúcar VHP, refinado e cristal”, afirma Renato Cunha, presidente-executivo da NovaBio. Ele ressalta que, apesar da formação de estoques no mercado global devido aos conflitos internacionais, o cenário é positivo para o setor sucroenergético brasileiro.
A produção de etanol na região também apresentou crescimento, com um aumento de 1,1% na comparação com a safra anterior. Foram produzidos 2,01 bilhões de litros, dos quais 1,01 bilhão de litros correspondem ao etanol hidratado, um aumento de 12,3%. Já a produção de etanol anidro registrou queda de 8,1%, com 999,7 milhões de litros.
O estoque físico de etanol na região também apresentou aumento, com 313,6 milhões de litros armazenados, o que representa um crescimento de 20,94% em relação à safra passada.