No cenário desafiador do agronegócio brasileiro, marcado por oscilações climáticas e demandas crescentes, é preciso encontrar soluções eficazes e urgentes. Antecipando as discussões do Global Agribusiness Forum (GAF) de 2024, agendado para os dias 27 e 28 de junho, no Allianz Parque, em São Paulo, a Datagro e o Canal Rural conversaram com Cesário Ramalho, ex-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho) e membro do Conselho Consultivo da entidade.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Ramalho destacou as dificuldades enfrentadas na safra atual, com a escassez de chuvas em algumas regiões e o excesso de umidade em outras, afetando principalmente a produção de milho. Além disso, apontou para a preocupação com os preços baixos do cereal e a continuidade do fenômeno La Niña, que poderá impactar a próxima safra.
Um dos pontos de atenção é a necessidade de integração das cadeias produtivas do agronegócio. Segundo Ramalho, a integração das cadeias de grãos, proteína animal e biocombustíveis é essencial para otimizar recursos e enfrentar os desafios futuros da segurança alimentar e das mudanças climáticas.
Ramalho também ressaltou a importância de recuperar áreas degradadas para aumentar a produtividade e a rentabilidade. Nesse sentido, mencionou a iniciativa do governo em estudar e revitalizar cerca de 40 milhões de hectares de terras degradadas, visando impulsionar a eficiência na produção agrícola.
O diretor de eventos e comunicação da Datagro, Luiz Felipe Nastari, também contribuiu para a discussão, destacando o papel do GAF como plataforma para comunicar a importância e a responsabilidade do agronegócio brasileiro.