O pescador Fábio Baca fisgou um pirarucu com mais de 2 metros e pesando 130 quilos.
Em janeiro deste ano, em Jaci-Paraná, distrito de Porto Velho, capital de Rondônia, o pescador realizou o feito. O vídeo, no entanto, só foi publicado nesta semana.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp! Siga o Canal Rural no WhatsApp!
Fábio conta que saiu para pescar no Rio Madeira com Edmar Oliveira, um guia da região. Eles permaneceram por algumas horas no local, até que o pescador decidiu aventurar-se em um lago próximo.
“Quando eu tava mais ou menos no meio do lago, eu vi o pirarucu boiando. Ele saiu pra respirar e eu joguei uma isca artificial na frente dele e ele atacou. Aí eu fisguei o peixe e comecei a gritar o Edmar que estava no lago, mas ele não ouvia”, relembra Baca, em entrevista ao G1.
Aos gritos de empolgação, Fábio ‘brigou’ com o pirarucu por cerca de meia hora, até que o parceiro de pesca ouviu o chamado e veio ajudar.
Edmar ‘rebocou’ Fábio e o peixe até às margens do rio, uma região mais rasa.
Foi então que começou outra missão: tentar colocar o pirarucu em cima do caiaque ou do barco para registros.
Depois de fotografar o animal, eles o devolveram à natureza.
“Conseguimos colocá-lo em cima do caiaque. Mas isso pouco importa, o importante é que ele foi liberado com saúde, em plenas condições de seguir sua vida, desfilando pelo rio Madeira com suas cores exuberantes!” conta Baca.