AGORA VAI?

Companhia anuncia plano para suprir demanda de energia de produtores

Diretor-presidente de fornecedora de energia elétrica, diz que vai aumentar cerca de 70% da capacidade no Oeste da Bahia

linha de transmissão, fazenda, déficit energético, oeste da bahia, aiba, abapa, neonergia coelba, concessionária, energia elétrica, produtores,
Foto: Cookie Studio/Freepik

Em reunião com produtores rurais da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e da Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), o diretor-presidente da Neoenergia Coelba, Thiago Freire Guth, anunciou um novo plano de investimentos em energia elétrica para o Oeste da Bahia nos próximos quatro anos.

De acordo com a Aiba, a reunião na manhã desta terça-feira (26), na sede da Coelba em Barreiras, aconteceu em atendimento às solicitações apresentadas por agricultores ao diretor-presidente da empresa fornecedora de energia elétrica, em reunião prévia ocorrida no dia 6 de fevereiro.

Ficou acordado, ainda no final de fevereiro, que uma comitiva de consultores da Coelba, realizasse visitas técnicas a propriedades rurais do Oeste baiano para diagnosticar as principais carências energéticas da região.

Desde então, foram realizados estudos de viabilidade com emissão de um parecer técnico.

Expectativas para novo plano

Durante a reunião, o diretor presidente da Coelba, juntamente com os superintendentes, de Área Técnica, Tiago Martins, e de Expansão de Obras, Anapaula Nobre, fizeram a apresentação do novo plano de investimentos da Coelba para o Oeste da Bahia nos próximos quatro anos.

O vice-presidente da Aiba, Moisés Schmidt, disse que a reunião foi um momento importante para debater e atualizar os próximos passos da companhia em termos de investimento no Oeste baiano, e espera mais transparência e participação da empresa.

reunião de produtores com diretor presidente da Neonergia Coelba com produtores rurais do oeste da Bahia
Foto: Divulgação/Aiba

“Temos demandas que não foram atendidas no decorrer dos anos, mas a atual gestão da Coelba vem sendo mais participativa aqui na região. O que ouvimos hoje é que as coisas realmente vão começar a sair do papel para prática, e que as demandas da região e do agronegócio serão atendidas”, disse Moisés Schmidt.

O déficit de energia elétrica é um problema constante e uma realidade que provoca entraves ao progresso do setor na região.

A união dos produtores e associações de classe, mostra o empenho do setor em se mobilizar e buscar soluções.

“É a segunda vez que o presidente da Coelba vem ao Oeste, trazendo respostas e anunciando esses investimentos, e nós esperamos que isso venha atender ao produtor, tanto na quantidade necessária, e também na qualidade, que é fundamental”, complementa o presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi.

Aumento da capacidade

De acordo com a Aiba, o diretor-presidente, Thiago Freire, agradeceu a oportunidade e anunciou as intenções da companhia.

“É uma região pujante, e do ponto de vista de desenvolvimento do agronegócio, existe uma necessidade energética urgente. A empresa está alocando os recursos necessários para, nos próximos quatro anos, aumentar cerca de 70% da capacidade energia elétrica da região”, pontuou Guth que ainda falou de parcerias.

Guth pontuou que é um desafio fazer um trabalho conjunto e trazer novas linhas de transmissão e subestações da rede básica, fora do escopo da energia Coelba.

Thiago Freire Guth, diretor presidente neonergia coelba, reunião com produtores do oeste da Bahia
Thiago Freire Guth, diretor-presidente Neonergia Coelba | Foto: Divulgação/Aiba

Segundo ele, é uma questão de infraestrutura de alta tensão e para isso, propôs realizar o trabalho em parceria com associações locais.

“É um desafio também em fazer um trabalho conjunto e trazer novas linhas de transmissão e subestações da rede básica, fora do escopo da energia Coelba, uma questão mais de infraestrutura de alta tensão”, pontuou.

“Propomos fazer esse trabalho em parceria com associações locais, e ouvirmos a necessidade dos clientes e trabalhar juntos, para resolver os problemas que são comuns, tanto para associações e para o desenvolvimento da região, quanto para a própria energia”, complementou o diretor presidente.

Além disso, ele ainda confirmou a divulgação de um cronograma, sugerido pelos produtores rurais, para acompanhamento das ações e investimentos da companhia na região.

O segundo vice-presidente da Aiba, Seiji Mizote, os diretores, financeiro, Helio Hopp, executivo, Alan Malinski, o gerente de Infraestrutura, Luiz Stahlke participaram do momento, que também foi prestigiado pelos ex-presidentes e conselheiros, João Carlos Jacobsen, Júlio Busato, Celestino Zanela, os produtores rurais Luiz Pradella, Ildo Rambo, Elisa Zanela, e a vice-presidente da Abapa, Alessandra Zanotto. Representando a Coelba Neoenergia ainda estiveram presentes superintendentes, supervisores e engenheiros.


Quer participar do Canal Rural Bahia? Tem alguma ideia, inovação agrícola ou sugestão de pauta? Clique aqui e envie para o nosso WhatsApp!