ENTREVISTA

Onda de recuperação judicial no agro "atrapalha o setor", diz Neri Geller

O secretário de Política Agrícola do Mapa afirma que onda de recuperação judicial no campo está 'provocando insegurança'

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Neri Geller, fala na Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (Antonio Cruz/Agência Brasil)
Fonte: Antonio Cruz/Agência Brasil

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Neri Geller, criticou onda de pedidos de recuperação judicial (RJ) no campo.

Na avaliação do secretário, o instrumento, que deveria ser um benefício para o produtor rural, e usado apenas em casos extremos, está gerando insegurança.

“Nessas últimas duas décadas, nós conseguimos reestruturar todo o crédito agrícola no Brasil. Nós conseguimos criar confiabilidade nos contratos assinados. E, infelizmente, da forma que está, a recuperação judicial está gerando insegurança. Ela só atrapalha o setor do ponto de vista do crédito”, diz.

Segundo Geller, é preciso que aja mudanças ou que o instrumento seja regulado.

“Nós precisamos garantir a segurança dos instrumentos de crédito presentes no mercado. O ministro Favaro realizou uma reunião com o Poder Judiciário e o CNJ, pedindo que se regulamente essa questão, pois o cenário que está se instalando no campo hoje é caótico”, afirma.