A previsão do tempo para áreas produtoras de soja indica tendência de chuva contínua na região Sul. Possivelmente, isso irá causar alguns transtornos nos trabalhos em campo, principalmente no Rio Grande do Sul.
Também a região Norte enfrenta volumes altos de chuva, especialmente Pará, Maranhão e Tocantins. Há possibilidade de um total de mais de 100 mm em cinco dias, o que pode atrasar a colheita da soja.
- Confira na palma da mão informações quentes sobre agricultura, pecuária, economia e previsão do tempo: siga o Canal Rural no WhatsApp!
Já a Bahia tende a ter tempo mais firme, com a região de Barreiras recebendo até 30 mm de chuva em cinco dias, favorecendo a colheita da oleaginosa.
Na próxima semana, a chuva continua na região Sul, atingindo também o Paraná, com volumes menores (30-50 mm em cinco dias), sem prejudicar os trabalhos em campo.
Nesse mesmo período, a região do Matopiba – especialmente nas áreas do Maranhão e do Piauí – enfrenta volumes significativos de chuva, favorecendo a colheita.
Enquanto isso, o Norte pode ver uma redução nas pancadas, mas ainda com pancadas centrada na faixa leste da região, com possíveis transtornos em Paragominas (PA) e chuvas volumosas no Tocantins, contribuindo para a umidade do solo.
Confira a previsão do tempo Soja Brasil Jotabasso no vídeo acima.